quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Acarape

Acarape é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na microrregião de Baturité, mesorregião do Norte Cearense.Faz parte do Polo Serra de Guaramiranga.
O topônimo Acarape vem do tupi acarás e significa: de acara pé (caminho dos acarás, canal do peixe ou caminho das garças). Sua denominação original era Calaboca e, desde 1926, Acarape.

      
As terras da região entre os sopés do Maciço de Baturité e a serra do Cantagalo; ao redor dàs margens do Rio Acarape/Rio Pacoti eram habitada por diversas etnias como os Potyguara, Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito, recebeu a partir do século XVII diversas expedições militares e religiosas.
Com a implementação da pecuária no Ceará no século XVIII, nas terras de Acarape também foram beneficiadas com a agricultura da cana-de-açúcar devido a fertilidade do solo e abundância de água.
Neste contexto surgiu a localidade de Calaboca da vila de Redenção, que definiu-se como centro urbano com a construção da Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité S.A. Com a prosperação do comércio, da agricultura da cana de açúcar e abastança de água, foram criados engenhos e alambiques no município, no qual vieram trabalhar escravos africanos.
Em 1879 foi construído um estação de trem em Calaboca e com isto todos os comerciantes de Redenção, mudaram seus estabelecimentos para Calaboca.
Em 26 de outubro de 1879, Calaboca desmembrou-se de Redenção e passou a ser um município próprio. Em honra as origens Calaboca passou a chamar-se Acarape em 18 de setembro de 1926.
A igreja-matriz de São João Batista, padroeiro do município, foi construída em 1946.

0 comentários:

Postar um comentário